top of page
  • Covid-19 - De surto a pandemia...

  •     O que é um coronavírus?

Os coronavírus são uma grande família de vírus que podem causar doenças em animais ou humanos.

Em humanos, sabe-se que vários coronavírus causam infecções respiratórias que podem atingir maior gravidade na forma de Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).

O coronavírus descoberto mais recentemente, o SARS-CoV-2, pode provocar a doença designada COVID-19 (Coronavirus Disease = Doença por Coronavírus 2019), fazendo referência ao ano em que foi descoberta. Este novo vírus e doença eram desconhecidos antes do início do surto em Wuhan, China, em dezembro de 2019.

  • ​Quais os sintomas da COVID-19?

Mais comuns: tosse seca, cansaço, dificuldade respiratória (falta de ar) e febre (mais de 37,5º).

Outros: dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarreia.

Algumas pessoas infectadas não desenvolvem sintomas (assintomáticas) e não se sentem mal.

Em casos mais graves pode causar pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos, e eventual morte. Contudo, a maioria dos casos recupera sem sequelas.

  • Como se transmite a COVID-19?

​Esta doença transmite-se através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca quando exalamos, tossimos ou espirramos, que podem atingir diretamente a boca, nariz e olhos de quem estiver próximo.

As gotículas podem depositar-se nos objetos ou superfícies que rodeiam a pessoa infetada. Por sua vez, outras pessoas podem infetar-se ao tocar nestes objetos ou superfícies e depois tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos. Não é certo quanto tempo este vírus  sobrevive nas superfícies. Estudos sugerem que os coronavírus podem persistir nas superfícies por algumas horas ou até vários dias. Isso pode variar sob diferentes condições (por exemplo, tipo de superfície, temperatura ou humidade do ambiente).

  • Qual é o período de incubação do COVID-19?

Estima-se que o período de incubação da doença (tempo decorrido desde a exposição ao vírus até ao aparecimento de sintomas) seja entre 1 a 14 dias, geralmente ao final de cinco dias. A transmissão por pessoas assintomáticas ainda está a ser investigada.

  • Os animais domésticos ou outra fonte animal podem transmitir COVID-19?

Não. De acordo com informação da Organização Mundial da Saúde (OMS), não há evidência de que os animais domésticos (cães, gatos...), tenham sido infetados e consequentemente, possam transmitir o COVID-19. Embora os coronavírus sejam comuns em animais, por exemplo, o SARS-CoV foi associado a gatos civeta e o MERS-CoV é transmitido por camelos dromedários. 

  • Níveis de proliferação de uma doença:

 

Surto: Aumento repentino do número de casos, dentro de limites muito restritos ou de uma doença específica.

Epidemia: Quando há um aumento do número de casos de determinada doença, muito acima do esperado e não delimitado a uma região.

Pandemia: compreende um número de casos da doença acima do esperado, afetando vários países e continentes.

  •     Quem pertence ao grupo de risco?

Fonte: OMS e DGS​

gp risco.JPG
bottom of page