top of page

DISLEXIA - Uma ferramenta útil

ree

O que é a Dislexia?

É uma perturbação do desenvolvimento da aprendizagem (exceto quando consequência de um acidente neurovascular), que causa dificuldades na leitura, escrita ou aritmética. Os primeiros sintomas desta perturbação revelam-se nos primeiros anos escolares, naturalmente, dado que é nesta fase que são adquiridas as primeiras competências académicas.


O que causa a Dislexia?

A Dislexia tem origem neurobiológica, ou seja, o cérebro processa a linguagem de uma forma diferente do esperado, especificamente na componente fonológica, que envolve a capacidade de identificar e manipular os sons das palavras. Esta condição pode ter origem genética (80%) e/ou resultar de fatores ambientais que afetam o desenvolvimento cerebral, especialmente durante a gestação e o período neonatal (20%).


Manifestações mais comuns da Dislexia

Ler muito devagar ou hesitar ao decifrar palavras | Trocar a ordem das letras nas palavras ou confundir letras semelhantes (ex.:'b' e 'd') | Erros de ortografia persistentes e inconsistentes | Dificuldade em identificar ou manipular os sons das palavras | Dificuldade em seguir sequências de instruções ou em memorizar informações verbais | Dificuldade na organização.


Mitos da Dislexia

A Dislexia não afeta a inteligência! Não é uma deficiência intelectual, é uma perturbação específica do processamento da linguagem. As pessoas disléxicas são capazes de aprender e evoluir como as outras, apenas apresentam maior dificuldade no processo, mas se devidamente acompanhadas alcançam o mesmo nível académico do que qualquer outra sem este problema.


Dislexia e a Psicologia

Embora seja comum associarmos este problema à intervenção da Terapia da Fala (e corretamente!), a verdade é que a psicologia também assume um papel muito importante nestes casos. A intervenção psicológica pode ajudar a lidar com a dislexia de várias formas, tanto na avaliação e diagnóstico (enquadrar a dislexia no rendimento inteletual geral da pessoa), como no apoio às questões emocionais decorrentes do impacto das dificuldades de aprendizagem (ex.: autoestima, ansiedade, problemas de comportamento).


Ferramenta de leitura para disléxicos

Algumas fontes de texto têm sido desenvolvidas na tentativa de maximizar a legibilidade das letras, tornando tipografia das letras mais claras e precisas.

Eis as mais conhecidas, atualmente:


LEIA MELHOR, PELA SUA SAÚDE!

 
 
 

Comentários


2014-2025 por PsyKlinikos.

bottom of page